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Novidades

Atualização Aplicativo EasyPAC – V5.0.0

Criado por Julia Souza em 27 de maio de 2025
•
Atualizado por Julia Souza em 23 de setembro de 2025

Status padrão ao acessar a tela de ações

  • Ao selecionar uma não conformidade e acessar a tela de ações, o status padrão da ação exibido anteriormente era “Finalizado”. Dessa forma, caso a ação devesse permanecer “Em Andamento” antes de ser concluída, era necessário alterar o status manualmente.
  • Na nova versão, esse comportamento foi ajustado: o status padrão agora será “Em Andamento”. Assim, se a ação for finalizada de imediato, será necessário alterar o status manualmente. Essa mudança foi implementada para refletir melhor a ordem cronológica esperada no fluxo das ações.

Informações do dispositivo

  • O uso do UID para identificação e controle dos dispositivos será descontinuado. Portanto, nos campos onde são exibidas as informações sobre o dispositivo, o campo UID será substituído pelo ID e nome do dispositivo.
  • ATENÇÃO!
    Ao desinstalar o aplicativo e instalar novamente, o dispositivo terá um novo ID, portanto precisará ser ativado e consumir licença novamente. Caso ocorra, é necessário inativar o dispositivo de ID anterior para ativar o novo. 

Atualização de horário ao editar registro

  • Foi identificado que, com o parâmetro de log de edição ativado, as edições eram exibidas em novas linhas, porém mantinham a data e hora do registro original.
  • Na nova versão, foi realizado um ajuste para que, enquanto o parâmetro de log de edição estiver ativado, todas as edições passem a exibir a data e hora atualizadas, refletindo o momento em que a modificação foi feita.

Atualização de horário ao adicionar/alterar observação da ação

  • Foi identificado que, ao incluir ou editar a observação relacionada a uma ação, os relatórios exibiam uma nova linha com a alteração, mas mantinham o horário do primeiro lançamento.
  • Para corrigir esse comportamento, a nova versão do aplicativo passou a atualizar também o horário do lançamento da ação sempre que uma nova linha for criada devido à inclusão ou alteração da observação, assim como ocorre ao alterar o resultado. 

Edição de registros com usuários distintos

  • Até a versão anterior, era possível baixar e editar registros lançados por outros usuários, desde que o tempo limite para edição não tivesse sido excedido.
  • Na nova versão, essa permissão foi restringida. Ao acessar registros de outros usuários, não será mais possível editar o valor do registro nem a não conformidade, apenas a ação e o plano de ação poderão ser modificados

Pendências de envio

  • Até a versão anterior, o menu “Planilhas pendentes de envio” exibia a quantidade de registros pendentes de envio, filtrados por usuário, empresa e data-base.
  • Na nova versão, foram implementadas melhorias visuais com o objetivo de facilitar a visualização dessas informações:

Observação de ação planejada

  • Foi identificado que, quando existe uma ação planejada vinculada a um item, e durante o monitoramento o usuário selecionar a opção “Confirmar e ir para o próximo”, o aplicativo adicionava automaticamente uma observação indicando a existência da ação planejada e seu respectivo prazo (quando informado), com o objetivo de exibir essa informação nos relatórios posteriormente.
  • No entanto, foi observado que, em casos onde o usuário retornava e alterava o registro para “Conforme”, por exemplo, essa observação não era removida automaticamente. Assim, era necessário excluí-la manualmente, o que muitas vezes passava despercebido e resultava em observações incompatíveis com o status do registro.
  • Diante disso, foi implementada uma melhoria: essa observação não será mais inserida automaticamente, uma vez que a informação sobre a ação planejada já está devidamente contemplada no campo de status, tornando redundante o uso desse espaço para a mesma finalidade. 

Ação planejada em item de texto campo editável

  • Foi identificado que, quando um item está configurado com o tipo de dado “Texto” e a interface “Campo Editável”, e possui uma ação planejada vinculada, ao utilizar a opção “Confirmar e ir para o próximo” no aplicativo, o sistema não seguia a lógica esperada: o registro era salvo com o status “Conforme”, mesmo com a existência da ação planejada.
  • Esse comportamento incorreto fazia com que a ação não fosse exibida nos relatórios, comprometendo o controle e a rastreabilidade da não conformidade.
  • Na nova versão, foi aplicada uma correção para garantir que, independentemente do tipo de dado ou interface do item, ao selecionar a opção “Confirmar e ir para o próximo”, o registro seja sempre salvo com o status “NO – Ação Planejada”, assegurando consistência nas informações e nos relatórios.

Cálculo de média com valores faltantes

  • Foi identificado que, em um cenário específico, o sistema concluía o cálculo e apresentava um resultado incorreto, mesmo com a ausência do preenchimento de um ou mais itens obrigatórios.
  • A inconsistência ocorria porque o sistema não tratava os valores ausentes como zero. Em vez disso, interpretava a letra “E” (utilizada como variável no cálculo) como o “número de Euler”, um valor matemático fixo (aproximadamente 2,71828). Com isso, o cálculo era finalizado incorretamente, utilizando esse valor como base.
  • Para resolver essa situação, foi realizada uma alteração no sistema: agora os cálculos são executados exclusivamente com os valores efetivamente lançados pelo usuário, desconsiderando qualquer interpretação automática baseada em convenções matemáticas.
  • Em situações como essa, o cálculo não será mais concluído e o aplicativo informará ao usuário que há itens obrigatórios ainda não preenchidos, garantindo a consistência dos resultados apresentados.

Identificação do campo de observação da não conformidade

  • Anteriormente, o campo de observação da não conformidade não possuía nenhuma identificação. Como ele é exibido na mesma página das ações, muitos usuários interpretavam que o campo se referia às ações, o que causava confusões ao visualizar os relatórios.
  • Na nova versão, foi adicionado um título ao campo, facilitando a identificação da sua relação direta com a não conformidade.

Log de edição ao alterar observação da não conformidade

  • Quando o parâmetro de geração de log de alterações está ativado, a edição apenas da observação de uma não conformidade não gerava registro no log, a observação era simplesmente substituída.
  • Na nova versão, esse comportamento foi ajustado: agora, as alterações nas observações das não conformidades também geram log, assim como já ocorre nas edições das observações dos registros.

Limpeza de senha para login offline

  • Até então, era possível acessar o aplicativo sem internet desde que o usuário já tivesse feito login pelo menos uma vez no dispositivo. Isso acontecia porque o aplicativo armazenava a senha e as permissões do último acesso online, mantendo-as por tempo indeterminado.
  • No entanto, identificamos que isso poderia causar problemas, como o uso de informações desatualizadas, por exemplo, planilhas que não são de versões mais recentes.
  • Para aumentar a segurança e garantir que os dados estejam sempre atualizados, ajustamos o funcionamento do aplicativo. A partir de agora, a senha ficará salva por até 15 dias somente. Após esse prazo, será necessário fazer um novo acesso com conexão à internet para renovar a autenticação.
  • O aplicativo também verifica se a data e hora do dispositivo foram alteradas, para evitar tentativas de continuar acessando de maneira offline. 

Disponibilizada em: 27/05/2025

NA PÁGINA

  • Status padrão ao acessar a tela de ações
  • Informações do dispositivo
  • Atualização de horário ao editar registro
  • Atualização de horário ao adicionar/alterar observação da ação
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  • Pendências de envio
  • Observação de ação planejada
  • Ação planejada em item de texto campo editável
  • Cálculo de média com valores faltantes
  • Identificação do campo de observação da não conformidade
  • Limpeza de senha para login offline

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