Tecnologia e automatização para indústria de laticínios

Atualmente o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, 2019).
Segundo dados divulgados pelo (IBGE), a aquisição de leite cru feita por estabelecimentos sob inspeção sanitária, totalizou um recorde de 25,5 bilhões de litros em 2020, um acréscimo de 2,1% em relação a 2019.
A maior parte da produção de leite no Brasil abastece milhares de laticínios que produzem manteiga, leite em pó, creme de leite, queijo, iogurte. Ao todo, a cadeia produtiva movimenta por ano, algo perto de 70 bilhões de reais.
Para manter a crescente produção de leite, a indústria de laticínios do Brasil vem investindo cada vez mais em tecnologias e na automatização dos seus processos.
Indústria 4.0 e a automatização da indústria de laticínios
A chegada da indústria 4.0 tem revolucionado a visão da indústria do leite e impulsionado o seu crescimento. A partir da utilização das novas tecnologias como ferramentas de otimização, que tornam os processos produtivos cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Além de facilitar o controle e o funcionamento dos laticínios de forma automatizada. Por isso, se você ainda não começou a investir em tecnologias para o seu laticínio.
Esse é o momento de planejar novas estratégias e de inovar ou seus processos!
Com o avanço das tecnologias e a indústria 4.0 chegando, quem não se reinventar ficará para trás.
Confira alguns dos benefícios de automatizar a sua produção!
Benefícios da automatização da indústria do leite
Aumento da visibilidade na cadeia de fornecimento por meio da rastreabilidade, permitindo maior controle sobre os alimentos e aumentando a segurança;
Máxima performance ao utilizar todo o conhecimento do processo produtivo (dados de produção) e eliminando a centralização da informação em pessoas;
Aprimoramento da gestão de indicadores;
Acesso às informações em tempo real e em qualquer lugar, gerando maior agilidade nas tomadas de decisão;
Com tantas mudanças tecnológicas, é importante saber o que priorizar e onde investir.
Ainda que o seu negócio não esteja preparado para grandes investimentos, como maquinários e robótica, é possível se planejar e começar com investimentos menores e que garantem retorno em pouco tempo.
Indústria 4.0 e a automatização da indústria de laticínios
Sistema integrado ERP
Atualmente, existem vários tipos de sistemas de rastreabilidade e análise de produção. Compreendendo as mudanças e perspectivas de crescimento das Indústrias de Alimentos, a Atak Sistemas desenvolveu uma solução integrada para laticínios, o sistema ERP Atak.
Nosso sistema permite a informatização de laticínios de pequeno a grande porte, integrando diversos processos, dados e informações como:
- COLETA: Aplicação específica para criação de rotas e registro de coletas e não coletas.
- INSPEÇÃO: Controle Laboratorial com registro das condições do produto; Células somáticas, lactose, teor de gordura e temperatura.
- PRODUÇÃO: Formulação e composição do produto; Sequência de operação, mão-de-obra utilizada e posto de trabalho; Controle de estoque da produção do leite e seus derivados;
- CUSTO: Formação do custo do produto acabado e valor do custo com base nas fichas técnicas dos produtos.
- PROGRAMA DO LEITE: Também preparado para atender empresas que particpam dos programas do governo.
- EXPEDIÇÃO: Integração total com balanças industriais; Verificação de validade e fabricação dos produtos processados; Rastreabilidade dos produtos recebidos enviados.
O benefício de investir em um sistema ERP como o da Atak é que além de integrar todas as informações e processos em um único lugar. Ele também coleta, organiza e apresenta as informações de forma estruturada, facilitando a gestão e análises para tomada de decisões baseadas em dados.
Automatizando a produção
Automatizar aumenta a confiabilidade e eficiência do fluxo de fabricação e hoje já existem métodos que implementam um processo de produção automatizado, mas que permite a intervenção humana do começo ao fim. Ao diminuir a manipulação dos produtos há, consequentemente, menor risco de contaminação cruzada, tornando o processo mais seguro e de qualidade.
Rastreabilidade
A tecnologia consegue dar rastreabilidade de toda a cadeia produtiva do leite: desde a produção, armazenagem, transporte, entrega, testes de qualidade, gestão de estoque, pagamentos e comercialização, até chegar na mesa do consumidor.
Consegue também incluir, de maneira imediata e dinâmica, órgãos reguladores para certificar este processo dentro da plataforma.
Controle de qualidade
O controle de qualidade é um ponto determinante, quando falamos da produção de alimentos em geral.
Foi pensando nisso que desenvolvemos um sistema para gestão dos programas de autocontrole, o EasyPAC. Criado para atender perfeitamente os P.A.C exigidos pela ISO, ABNT e o SIF.
O EasyPAC auxilia empresas simplificando os processos de monitoramento, verificação e entrega de relatórios. Além de fornecer gráficos inteligentes para gestão de negócio, evitando perdas financeiras, burocracias ou erros.